Como estruturar parágrafos

by - quinta-feira, janeiro 14, 2016

Olá,lindezas! No meu post sobre redação para o ENEM eu expliquei sobre como estruturar uma redação no geral. Hoje trago para vocês a forma mais fácil de fazer a estrutura de um parágrafo, com dicas de palavras-chave para iniciar cada um, pois é nisso que a maioria das pessoas se perde "como começar". Vamos juntos aprender mais sobre redação?


Estrutura de um parágrafo- Relembrando!

Introdução
Desenvolvimento
- Assunto 1
- Assunto 2
- Assunto 3
Conclusão

Antes de tudo o rascunho!

Para seguir o modelo acima, você vai precisar fazer um rascunho geral, que é onde você vai colocar as ideias iniciais sobre o assunto.Nesse rascunho você coloca 3 tópicos que pode falar sobre a partir do seu tema. Esses tópicos vão ser seus futuros parágrafos.  

Ex: Tema: A influência da mulher na sociedade contemporânea

Rascunho

~ O que posso falar sobre o assunto? 
(palavras-chave:mulher; sociedade contemporânea)

- Parágrafo 1: Introdução

* A mulher recebe menos que o homem -parágrafo 2
A mulher sofre abusos e preconceitos -parágrafo 3
A mulher já não leva uma vida apenas dentro de casa -parágrafo 4

- Parágrafo 5 - Conclusão

Parágrafo de Introdução

Na introdução você começa a falar sobre o assunto desejado.Temos 2 passos para isso. 

Passo 1: Relembra o tema -com outras palavras- e 
Passo 2: Explica um pouco sobre o que vai falar. 

Se você seguir a regra dos 3 parágrafos de desenvolvimento, você deve citar (só citar,sem explicar - isso fica para o desenvolvimento) os 3 assuntos nesse começo.

Ex:

Muito é visto da evolução da mulher na sociedade contemporânea (citou o tema com outras palavras). A mulher em geral sofre alguns problemas como ter ganhos menores que o dos homens (assunto do p2) e sofrer preconceitos por seu sexo, considerado por muitos o "sexo frágil" (assunto do p3),mas essa mulher já não leva uma vida apenas como dona de casa e está cada vez mais inserida no mundo antes dominado por homens (assunto do p4)

Expressões para começar o parágrafo de introdução: É sabido..., Sabe-se..., É comum pensar que..., Muito é visto..., Na sociedade contempoânea...

Parágrafos de Desenvolvimento

Nesses parágrafos você explica melhor os assuntos que determinou no p1 de introdução. O nosso parágrafo 2 é  "A mulher recebe menos que o homem", então você fala mais sobre esse assunto. Um truque é pensar em causas e consequências do fato. 

Ex:

Atente ao fato de que a maioria das mulher tem ganhos menores do que os homens. Isso deve-se aos anos de mercado dominado pelos homens e ao pensamento de que a mulher é mais fraca para força de trabalho (causa possível). Com este fato a mulher se vê desvalorizada e sente que seu serviço é inferior ao executado pelo público masculino,mesmo que seja o mesmo tipo de trabalho (consequência).

Expressões para começar o parágrafos de desenvolvimento:

Parágrafo de conclusão

Nesse parágrafo você termina sua redação em três passos: 

1. Relembra o tema com outras palavras, 
2. Faz um resumo geral das causas e consequências e 
3. Sugere alguma solução para o tema.

Ex: 

Conclui-se que a mulher é muito importante na sociedade atual (tema com outras palavras). Porém, pelos anos do legado masculino, sua presença não é tão valorizada no mercado de trabalho (causa).Com isso a mulher sente-se exposta a um mundo que não lhe pertence (consequência). Para evitar isso as empresas deveriam parar de fazer distinção pelo sexo e ver que mulher e homem tem a mesma capacidade de trabalho (sugestão para mudança). 

Expressões para começar o parágrafos de desenvolvimento: Portanto, Concluindo, Conclui-se, Logo, Enfim, Em suma, Concluindo.


E essa é a técnica detalhada para construção de parágrafos. Espero que tenham gostado e que seja muito útil para vocês nas futuras redações. Um super beijo!


You May Also Like

0 comentários

Ei, deixe seu comentário! Sua opinião faz a diferença por aqui. Se tem um blog,pode colocar seu link para eu retribuir a visita, mas não faça SPAM,hein.